sábado, 6 de julho de 2013

Deus face a face com Sua Majestade - John MacArthur - Guia para Estudos Pessoais em Grupo


John MacArthur
DEUS
GUIA de ESTUDO
Guia
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo
Antes de começar o seu estudo pessoal ou em grupo neste livro, separe um tempo para ler estes comentários iniciais.
Se você estiver trabalhando num estudo para você mesmo, talvez você deseje adaptar certas seções (como por exemplo, os quebra-gelos) e registrar suas respostas a todas as perguntas num caderno separado. Você pode achar que é mais enriquecedor ou motivador estudar com um parceiro com quem você possa compartilhar as respostas ou ideias.
Se você estiver liderando um grupo, talvez queira pedir aos membros de seu grupo para ler cada capítulo designado e trabalhar com as perguntas do estudo antes do grupo se reunir. Isso nem sempre é fácil para adultos ocupados, por isso, encoraje-os com telefonemas oca- sionais ou lembretes entre as reuniões. Ajude os membros do grupo a gerenciar seu tempo, pedindo-lhes para identificar um horário regular do dia ou da semana, no qual eles possam se dedicar ao estudo. Talvez eles também queiram anotar suas respostas num caderno.

Deus - Face a Face com Sua Majestade
Observe que cada seção inclui os seguintes recursos:
Tema do Capítulo - uma frase curta que resume o capítulo.
Quebra-gelo - atividades para ajudar cada membro do grupo a ficar mais familiarizado com o tópico da seção ou uns com os outros.
Perguntas para Descoberta em Grupo - lista de perguntas para encorajar a descoberta individual ou a participação do grupo.
Perguntas para Aplicação Pessoal - uma ajuda para apli- car o conhecimento adquirido através do estudo à vida pessoal de alguém (Nota: Essas são perguntas importantes para os membros do grupo responderem sozinhos, mesmo que não queiram discutir suas respostas no encontro).
Foco na Oração - sugestões para transformar sua aprendi- zagem em oração.
Tarefa - atividades ou preparação para serem feitas antes da próxima sessão. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a lide- rar pequenos grupos de estudo de forma mais eficaz:
Ore pelos membros do grupo individualmente, pedindo ao Senhor para ajudá-lo a criar um ambiente de franqueza, no qual todos se sintam livres para compartilhar uns com os outros e com você.
Encoraje os membros do grupo a trazer suas Bíblias, bem como seus textos a cada sessão. Este livro baseia-se na versão Almei- da Revista e Atualizada, mas é bom ter várias versões à mão para fins de comparação.
Comece e termine na hora. Isso é especialmente importante na primeira reunião, porque ela estabelecerá o padrão para as de- mais sessões.
Inicie com uma oração, pedindo para que o Espírito Santo abra os corações e mentes, dando entendimento para que a verdade seja aplicada.

Guia para Estudos Pessoais e em Grupo
Envolva todos. Como aprendizes, retemos apenas 10% do que ouvimos, 20% do que vemos, 65% do que vemos e ouvimos; mas 90% do que ouvimos, vemos e fazemos.
Promova um ambiente descontraído. Disponha as cadeiras em círculo ou semicírculo. Isso permite o contato visual entre os membros do grupo e incentiva o debate dinâmico. Seja descontraído em suas ati- tudes e conduta. Esteja disposto a compartilhar sobre si mesmo.

John MacArthur

CAPÍTULO 1 - NOSSO DEUS TRIÚNO
Tema do Capítulo: Deus existe em três Pessoas distintas, mas qualquer tentativa de provar Sua existência será frustrada. Sua existência deve ser aceita pela fé.
Quebra-gelo
1. Sua tarefa é provar a existência de Deus. Quais métodos você pode utilizar para reunir provas? O que você imagina que será sua fonte mais confiável?
2. Pense em algumas ilustrações terrenas para a Trindade, ex- ceto a do ovo ou da água. De que modo essa ilustração é falha para caracterizar a Trindade?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Quais são as três razões que Freud oferece para sustentar sua teoria de que o homem precisa inventar um Deus para si? Expli- que cada uma delas.
2. Compare a visão de Freud sobre religião com outras ideias que você tem visto ou ouvido a respeito de Deus.
3. Por que o método científico é falho para provar a existência de Deus?
4. Basicamente, como um cristão reconhece a existência de Deus?
8 Deus - Face a Face com Sua Majestade
5. Explique como Deus pode ser um ser pessoal e também espiritual.
6. O que o fato de que há somente um Deus significa com respeito à salvação?
7. Em quais acontecimentos importantes do Novo Testamen- to vemos uma evidência óbvia da obra da Trindade?
8. De acordo com J. I. Packer, o que pode acontecer com a nos- sa compreensão acerca da Trindade quando tentamos explicá-la?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. De que modo você demonstra sua fé em Deus diariamente? Liste alguns textos das Escrituras que você considera indiscutíveis — os quais você obedeceria sem pensar duas vezes, mesmo que isso fosse antinatural para os incrédulos fazerem. O fato de ser obedien- te a Deus nessas questões prova sua fé nEle. Agora, aplique sua fé a um mandamento específico no qual você está tendo dificuldades para obedecer no momento.
2. Leia Deuteronômio 6.4-5 e Marcos 12.29-30. Como você poderia saber se esse mandamento de Deus, que é central tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, é realmente a prioridade de sua vida? Se ele não for, qual é a sua prioridade? Em Deuteronômio 6.6-9, Deus forneceu alguns aspectos específicos pelos quais os isra- elitas poderiam fazer desse mandamento a sua prioridade. De que maneiras específicas você pode tornar esses versículos uma realida- de em sua vida?
Foco na Oração
Agradeça a Deus pela forma como Ele se revelou a toda a humanidade, tanto em Sua Palavra como na criação. Agradeça por Ele se revelar a você pessoalmente e por lhe dar a fé para crer nEle. Agradeça por Ele ser um Deus confiável, porque Ele é o único Deus.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 9
Tarefa
Aprendemos que as Escrituras descrevem Deus em ter- mos humanos a fim de que possamos compreendê-Lo melhor. Ela também Lhe atribui títulos, de modo que tenhamos uma ideia dos papéis que Ele possui. Com cada uma das letras do alfabeto, escreva uma palavra que seja um título para Deus ou uma descrição de Seu caráter.

CAPÍTULO 2 - O NOSSO DEUS FIEL E IMUTÁVEL
Tema do Capítulo: A fidelidade de Deus para com Seus fi- lhos é provada através de Sua promessa a Abraão. Podemos confiar em Sua fidelidade porque ela se baseia em Seu caráter imutável.
Quebra-gelo
1. Suponha que você tenha recebido uma carta de um amigo ín- timo e de confiança pelo correio. Nela, ele pede para que você deixe sua casa, parentes e amigos e, com apenas a sua família imediata, vá para uma parte diferente do país. A carta não lhe diz o porquê disso ou o que você encontrará quando você chegar lá. Você iria? Sim ou não? Por quê?
2. Todos nós fazemos planos para várias coisas em nosso trabalho, em casa ou para o nosso próprio divertimento. Com que frequência os seus planos acabam sendo mudados? Que tipo de coi- sa muda os seus planos?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. O que Abraão sabia sobre a viagem que Deus pediu que ele fizesse? Por que ele foi?
2. Como Abraão poderia, de bom grado, dar seu filho Isaque como uma oferta a Deus, apesar de saber que a promessa de Deus para ele deveria ser cumprida em Isaque?
10 Deus - Face a Face com Sua Majestade
3. Por que Deus escolheu Abraão para ser o progenitor da na- ção de Israel?
4. Por que Deus fez sua aliança com Abraão dependendo com- pletamente de Si mesmo como o guardador da mesma?
5. Explique como Abraão é o pai espiritual de todos os que creem em Deus. Se os crentes são os verdadeiros filhos de Abraão, o quão seguros eles estão? Por quê?
6. Por que Deus garante Sua promessa a Abraão com um jura- mento? (Hb 6.13-18)
7. Explique como Cristo é nossa garantia, sendo a âncora da nossa alma, tendo entrado dentro do véu (Hb 6.19-20).
8. Mencione duas passagens bíblicas que sugerem mudança em Deus e discuta o seu significado.
9. O que o caráter imutável de Deus significa para os crentes? Explique.
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Releia Gênesis 22.1-13. Coloque-se no lugar de Abraão.
Como você teria reagido quando Deus disse a Abraão o que Ele queria que ele fizesse? Agora pense em algo que você sente que Deus queria que você fizesse recentemente, como: demonstrar amor a uma pessoa que você mal consegue suportar; ou mudar seus hábitos de con- sumo e se tornar um melhor administrador daquilo que Ele lhe deu. Baseado no exemplo de Abraão, quais são os benefícios de ser obediente a Deus? Com isso em mente, o que você fará — e quando?
2. Como você costuma reagir a mudanças? Se você for como a maioria pessoas, provavelmente não muito bem. O que mais lhe incomoda na mudança? Quantas mudanças ocorreram em sua vida que foram orquestradas por Deus? Visto que Deus é imutável e fiel para cumprir Suas promessas, como você deve ver as mudanças em sua vida?
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 11
Foco na Oração
Agradeça a Deus por tê-lo escolhido para a salvação. Agradeça a Ele porque a sua salvação não dependeu de nada que você fez ou pudesse fazer. Finalmente, agradeça a Ele pela intercessão contínua de Cristo em seu favor.
Tarefa
Desde o princípio, a humanidade tem desobedecido a Deus, no entanto, Deus não desistiu de nós. Mesmo que Ele tenha eliminado a maior parte da raça humana no dilúvio, deixou um remanescente para dar continuidade à espécie. Ele até providenciou um meio de redenção do pecado, por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Leia 2 Pedro 3.3-13. O que Deus fará com a terra no final? Por quê? O que habitará nos novos céus e nova terra? Consequentemente, como você deveria se comportar?

CAPÍTULO 3 - NOSSO DEUS SANTO
Tema do Capítulo: Deus é santo, e Sua santidade é o padrão que todos quantos alegam ser cristãos devem desejar.
Quebra-gelo
1. Quando você compara sua pecaminosidade com a santida- de de Deus, que tipo de pensamento lhe vem à mente?
2. Se você é pai ou mãe, você estabeleceu certas regras de conduta e especificou deveres que seus filhos devem cumprir. Como você se sente quando seus filhos são desobedientes? Como isso afeta o seu amor por eles?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. O que significa ser santo? Como as pessoas podem se tor- nar santas?
12 Deus - Face a Face com Sua Majestade
2. Explique por que Deus, embora odeie o pecado, redime de bom grado o pecador arrependido.
3. De que maneira a santidade de Deus é expressa para que todos vejam? Qual é a maior expressão da Sua santidade?
4. Após a morte do rei Uzias, como o povo respondeu ao cha- mado de Isaías para que se arrependessem de seus pecados?
5. Que confiança Deus deu a Isaías em relação à perda de
Uzias?
6. Descreva um serafim. O que determinadas características de sua aparência indicam acerca da santidade de Deus?
7. O que aconteceu com Isaías como resultado de estar na presença santa de Deus? O que os crentes deixam de ter quando não compreendem a santidade de Deus?
8. Por que é importante que os crentes vivam vidas santas?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Leia o Salmo 51. Quantas vezes Davi reconheceu sua pe- caminosidade diante de Deus? Quantas vezes ele reconheceu a santidade de Deus e o direito que Ele tem de julgar seu pecado? O que ele pediu que Deus fizesse por ele? O que Davi reconhece que Deus quer dele? À medida que você confessa os seus pecados a Deus, utilize esse salmo como um modelo de como se dirigir a Ele.
2. Leia Romanos 7.7-25. Liste as afirmações de Paulo com as quais você pode se identificar especificamente. Como crente, o con- flito entre se deleitar na vontade de Deus e falhar em manter esse deleite de forma perfeita deve estar presente em sua vida. Mesmo que você saiba que os crentes pecam, você deve resistir à tentação de racionalizar o que você faz de errado. O pecado não traz nada senão culpa, miséria e desespero à pessoa que se recusa a tratar dele. Siga o exemplo do salmista, que disse: “Guardo no coração as tuas pala- vras, para não pecar contra ti” (Sl 119.11).
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 13
Foco na Oração
Siga o exemplo de Davi, pedindo a Deus para lhe revelar o peca- do em seu coração (Sl 139.23-24). Depois, peça-Lhe que crie um coração puro dentro de você — que você deseje apenas obedecer a Ele e amá-Lo.
Tarefa
Cada dia, durante a próxima semana, estabeleça o propósito de separar um tempo para pedir a Deus que revele os seus pecados a você e, depois, confesse-os. Após cada período de oração, registre seus pensamentos a respeito de seu pecado e da justiça de Deus.

CAPÍTULO 4 - NOSSO DEUS ONISCIENTE
Tema do Capítulo: Visto que Deus sabe todas as coisas, Ele conhece cada detalhe de nossa vida. Ele possui conhecimento e sa- bedoria perfeitos.
Quebra-gelo
1. Quantas coisas você não sabe sobre si mesmo na esfera material (por exemplo, quantos fios de cabelo há em sua cabeça)? O que você não sabe sobre si mesmo na esfera espiritual?
2. De que maneiras específicas as pessoas tentam esconder sua iniquidade? De qual delas você tem sido culpado?
Perguntas para Descoberta em grupo
1. Explique como é o conhecimento de Deus. Existe alguma coisa sobre nós que Ele não conheça?
2. Por que as pessoas que escondem seus pecados atrás de uma falsa religião são como sepulcros caiados?
3. Que tipo de perspectiva devemos ter quando parece que o ímpio prospera em sua perversidade?
14 Deus - Face a Face com Sua Majestade
4. Porque a sabedoria humana é deficiente para lidar com qualquer coisa de natureza espiritual?
5. Descreva o efeito da multicolorida sabedoria de Deus em Seu plano de salvação.
6. De que forma a onisciência de Cristo se mostrou benéfica para Pedro?
7. Como a onisciência de Deus pode oferecer conforto para aqueles que são Seus filhos?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Leia 1 Coríntios 1.18-30. Pense de que maneiras as pes- soas consideram a sabedoria de Deus como tolice hoje em dia. Agora olhe para sua própria vida. Há algum aspecto no qual você apoia a sabedoria do mundo? O que Tiago 3.13-18 diz sobre a sabedoria do mundo? O que diz sobre a sabedoria de Deus? Que aspectos de sua vida você precisa submeter à autoridade da sabe- doria de Deus?
2. Pedro e Davi encontraram confiança e conforto na onisci- ência de Deus. Pense nas formas em que Deus tem lhe dado ambas as coisas. Você pode relacionar essas circunstâncias com a onisciên- cia de Deus? Como Deus o trata? Como a lembrança desses fatos o ajudará nas lutas que você enfrentará no futuro?
Foco na Oração
Leia o Salmo 147.7-19 e faça dele sua oração de gratidão a Deus pelo que Ele tem feito por você.
Tarefa
Leia Isaías 40.12-31 e indique cada verso que se refere à onisciência de Deus. Que outros atributos você pode encontrar in- dicados nesses versos?
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 15

CAPÍTULO 5 - NOSSO DEUS ONIPRESENTE
Tema do Capítulo: Deus está com Seus filhos onde quer que eles estejam. Portanto, a adoração deles a Deus jamais deve ser limi- tada a determinado tempo ou espaço.
Quebra- gelo
1. Já houve um tempo em sua vida em você enfrentou grande perigo ou pensou que sua vida ou saúde pudessem ser ameaçadas de algum modo? Como você lidou com seu medo?
2. Você pode pensar em alguma ilustração moderna que possa expressar um aspecto da onipresença de Deus? Pense numa substância que encha um recipiente ou em algo que não esteja limi- tado pelo tempo ou espaço.
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Quais são as várias representações de Deus no mundo: no passado, presente e futuro?
2. Deus pode se tornar impuro através do contato com coisas impuras? Sim ou não? Por quê?
3. Visto que Deus é espírito e não pode ser confinado a lugar algum, como isso afeta nossa adoração a Ele?
4. O que Jesus estava predizendo quando disse: “Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade?” (Jo 4.23).
5. Explique como a presença permanente de Deus em nossa vida pode trazer conforto aos que estão sofrendo.
6. Como a presença permanente de Deus em nossa vida nos motiva com relação ao nosso pecado?
7. Como a história de Habacuque fornece um exemplo claro sobre o mandamento de Paulo para não ficarmos ansiosos por coisa alguma?
8. Que princípio Habacuque aprendeu através de sua experiência?
16 Deus - Face a Face com Sua Majestade
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Após ter lido este capítulo, como sua perspectiva mudou em relação a quando e onde você pode adorar a Deus? Você pode pensar em algum momento ou local em que a comunhão com Deus seria inapropriada? Não se esqueça de usar o que você aprendeu para aprofundar seu relacionamento com o Senhor.
2. Como crentes, podemos ter a certeza de que Deus está conosco sempre que enfrentarmos qualquer provação ou tentação. Pense numa provação ou luta específica contra o pecado que você esteja enfrentando atualmente. Como uma maior percepção da pre- sença de Deus o ajudaria a passar por essa provação ou resistir à tentação?
Foco na Oração
Filipenses 4.5-6 diz: “Perto está o Senhor. Não andeis an- siosos de coisa alguma”. Coloque diante de Deus agora toda a ansiedade que você tiver em seu coração. Peça-Lhe para substi- tuí-la pela certeza de que Ele está com você e que nunca o deixará nem desamparará.
Tarefa
No momento em que você acordar, comece, cada dia desta sema- na, dando reconhecimento a Deus. Antes de anoitecer, pense em algo específico pelo qual você deseja agradecer a Deus ou num atributo pelo qual possa louvá-Lo. Considere fazer disso uma prática para a vida toda.

CAPÍTULO 6 - NOSSO DEUS ONIPOTENTE
Tema do Capítulo: Deus é onipotente, o que significa que Ele tem a capacidade e o poder para fazer qualquer coisa. Seu poder é a fonte do nosso poder espiritual.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 17
Quebra-gelo
1. Cite algumas pessoas ou coisas que demonstram grande poder. Qual delas você acredita ser a mais poderosa? Agora, tente imaginar algo que seja ainda mais poderoso do que isso. Mesmo as- sim, você nem chegou perto do incrível poder de Deus.
2. Reflita sobre algumas provações que você teve de suportar na vida. Como você lidou com elas? De que maneiras você acha que o poder de Deus estava agindo para ajudá-lo a enfrentá-las?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. O que a onipotência de Deus permite que Ele faça? Explique.
1. De que forma o poder de Deus é expresso na criação? O que aconteceria se Ele renunciasse ao seu poder sustentador?
2. Como Deus manifesta Seu poder na sua salvação?
3. Por que Jesus foi capaz de confessar abertamente a verda- de sobre Seu senhorio, Sua identidade messiânica e Sua autoridade soberana?
5. Quais são os quatro aspectos em que o poder de Deus é a fonte de nosso poder espiritual?
6. O que os crentes do Antigo Testamento sabiam sobre a ca- pacidade de Deus de ressuscitar os mortos?
7. Qual é a única resposta adequada ao poder de Deus?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Leia Filipenses 1.6. Sabemos que Deus termina o que começa porque Ele tem poder para fazê-lo. Como essa verdade se re- laciona com sua salvação e com seu consequente crescimento nEle? E com seu relacionamento com outros crentes, em especial, com suas preocupações sobre o crescimento espiritual deles? Mesmo que as coisas possam não estar progredindo como você gostaria, em que você deve confiar?
18 Deus - Face a Face com Sua Majestade
2. Reveja os aspectos nos quais o poder de Deus pode ser ex- presso em sua vida. Como você avalia o grau em que o poder de Deus se manifesta nesses aspectos de sua vida? Como o material deste capítulo mudou sua forma de ver o poder de Deus? De que formas concretas você pode permitir que esse poder revolucione as áreas de sua vida espiritual?
Foco na Oração
Agradeça a Deus pelo modo como Ele demonstrou seu poder na criação, salvação e ressurreição. Louve-O principalmente pela sua salvação. Agradeça-Lhe porque através do poder dEle, Ele completa- rá a obra que começou em você e o levará à completa maturidade.
Tarefa
Para a próxima semana, medite sobre o poder de Deus, numa hora específica a cada dia. Comente este capítulo à medida que você meditar nele, de modo que você possa se lembrar de como Deus ma- nifestou o Seu poder. No final da semana, registre seus pensamentos sobre como esse tempo de meditação mudou sua perspectiva com respeito a sua própria situação.

CAPÍTULO 7 - A IRA DE NOSSO DEUS
Tema do Capítulo: Deus é um Deus irado porque Ele odeia o pecado. É crucial que entendamos e apreciemos esse atributo ou não compreenderemos totalmente o amor de Deus.
Quebra-gelo
1. O que acontece quando você fica com raiva de alguma coisa? O que você faz? O que você sente? E o que você pensa sobre sua raiva? Com que frequência você atribui sua raiva à sua própria pecaminosidade?
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 19
2. Quais são algumas maneiras pelas quais a ira de Deus está sendo revelada hoje? Por outro lado, cite algumas coisas que estão acontecendo no mundo que o deixam surpreso por Deus ainda não tê-las julgado.
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Descreva um pouco do que as Escrituras dizem acerca da ira de Deus.
2. Qual é o grande benefício de se compreender o quanto Deus odeia o pecado?
3. Explique como a ira de Deus é diferente da raiva humana. 4. Em quais acontecimentos Deus já revelou Sua ira? 5. Como determinados termos hebraicos e gregos descrevem
a reação santa de Deus com relação ao pecado? 6. Conforme Romanos 1.18, contra o que Deus desencadeia
Sua ira? Explique. 7. Qual foi o pior crime já cometido no universo? Qual é a sua
penalidade? 8. O que Nabucodonosor acreditava a respeito de si mesmo?
Como Deus mudou a perspectiva dele?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Como a realidade da ira de Deus motiva o seu testemunho por Cristo? Se você tem a tendência de ser relutante para comuni- car o Evangelho com os descrentes que você conhece, pergunte a si mesmo: Estou me concentrando mais em mim mesmo e em meus sen- timentos do que no destino final daqueles que não conhecem a Cristo? Deixe que as verdades deste capítulo o instiguem a pensar mais no reino de Deus e no papel que você tem nele.
2. Quantas vezes você se vê levando o crédito por algo fa- vorável que aconteceu, quando na verdade, Deus é quem fez tudo — geralmente em resposta às suas orações? Liste alguns exemplos
20 Deus - Face a Face com Sua Majestade
específicos disso. Agora pense em como você se sentiria se você aju- dasse alguém a sair de um problema, e ele recebesse o crédito por isso? Você pode começar a ver, numa escala bem menor, o que Deus tem que suportar com a humanidade. Faça o seu objetivo de cada dia dar glórias a Deus pelas coisas grandiosas que Ele tem feito.
Foco na Oração
Ore por aqueles que você sabe que estão “sem esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). Peça ao Senhor para lhe dar uma maior sensibilidade nas formas de abordá-los e no que dizer a eles. Peça-Lhe para torná-lo ousado, a fim de lhes informar a respeito da ira vindoura (cf. com Ef. 6.19).
Tarefa
Faça uma lista dos incrédulos que Deus colocou de forma es- pecial em seu coração. Comece a criar estratégias sobre a melhor maneira de compartilhar o Evangelho com eles. Lembre-se que, em- bora você transmita os fatos do evangelho, a maneira como você o fará será diferente para cada pessoa.

CAPÍTULO 8 - A BONDADE DE NOSSO DEUS
Tema do Capítulo: Deus é bom; Ele oferece amor, miseri- córdia e graça a todos quantos estão presos nas garras do pecado. A bondade de Deus leva ao arrependimento, fazendo com que ansie- mos por Ele e sejamos gratos por tudo o que Ele faz.
Quebra-gelo
1. De que maneiras específicas você é abençoado por Deus? Quantas dessas bênçãos você considera automaticamente como normais? Você seria incapaz de viver sem quais delas?
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 21
2. Que tipo de coisa pode romper os laços de amor entre os indivíduos? Dê alguns exemplos de momentos em que você experi- mentou pessoalmente ou testemunhou esse rompimento.
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Dê uma definição da bondade de Deus.
2. Explique como cada indivíduo experimenta pessoalmente a bondade de Deus.
3. Por que Deus é paciente ao deter Seu julgamento sobre a pecaminosidade da humanidade?
4. Qual é a suprema expressão da bondade de Deus? 5. Descreva o que Cristo sofreu em Seu flagelo e crucificação. 6. Por que Deus permitiu que Seu Filho morresse na cruz? 7. Como Paulo responde à pergunta: o que pode fazer com
que Cristo deixe de amá-lo? Explique.
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Que tipo de resposta a bondade de Deus produziu em sua vida? Examine sua vida e identifique as circunstâncias óbvias em que você viu a bondade de Deus em ação. Depois, pense nos diversos tipos de pecado que você cometeu. Você é consistentemente grato pelo que Ele fez por você, por satisfazer suas necessidades e também perdoar o seu pecado? Desenvolva a perspectiva de que tudo o que você tem é resultado da bondade de Deus. Comprometa-se a memo- rizar Tiago 1.17 para ajudá-lo nesse esforço.
2. Leia Romanos 5.5-11. Separe todas as frases referentes à bondade de Deus. Quantas delas, seja de forma direta ou indireta, referem-se à morte de Cristo na cruz? Quantas vezes você medita sobre o que Ele sofreu no Calvário? Diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Visto que o sacrifício de Cristo em seu lugar é a maior expressão da bondade de Deus, quantas vezes você acha que deveria
22 Deus - Face a Face com Sua Majestade
contemplá-lo? Não se esqueça de agradecer a Deus diariamente pelo Seu plano de salvação e por escolhê-lo para ser Seu filho.
Foco na Oração
Agradeça a Deus agora por enviar Cristo para morrer em seu lugar, pagando a condenação que todos os seus pecados merecem. Agradeça a Cristo por ser o Seu mediador no céu, onde Ele se assen- ta à destra de Deus, intercedendo continuamente por você. Enfim, agradeça a Deus por garantir a consequência final de sua salvação — sua glorificação final no céu.
Tarefa
Leia Isaías 53. Quais versículos descrevem os tipos de sacri- fício que Cristo fez por nós? Qual deles demonstra o Seu sacrifício supremo realizado pelos pecadores? Com suas próprias palavras, descreva o que isso revela sobre a bondade de Deus para com Seu povo.

CAPÍTULO 9 - NOSSO DEUS SOBERANO
Tema do Capítulo: Deus é soberano — Ele faz tudo como Lhe apraz. Nenhuma pessoa ou circunstância pode impedir Seus de- sígnios ou frustrar Seus propósitos.
Quebra-gelo
1. Relate as circunstâncias de sua conversão a Jesus Cristo. De que forma você vê a soberania de Deus em ação, levando-o a en- tregar sua vida a Ele?
2. Quais acontecimentos ou circunstâncias você considerou ruins em sua vida, mas que, na verdade, Deus utilizou para o seu bem? Descreva os resultados benéficos em cada circunstância.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 23
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Defina o que significa dizer que Deus é soberano.
2. Quais são os três sentidos teológicos nos quais Deus elege as pessoas? Descreva cada um deles.
3. Quando e por que Deus escolheu determinadas pessoas para a salvação?
4. Que coisas boas Deus utiliza para o nosso benefício espi-
ritual?
5. Como Deus usa o sofrimento em nossas vidas para contri- buir para o nosso bem?
6. Como a tentação pode contribuir para o nosso benefício espiritual?
7. Como Deus pode usar o pecado e toda a sua perversidade para o nosso bem supremo?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Uma vez que os atributos de Deus e Sua Palavra cooperam para o nosso bem, pense em como você pode tirar proveito disso. Por exemplo, se você sentir que é fraco demais para lidar com deter- minada situação, como você pode se apropriar do poder de Deus? Se você sentir que está se desviando da obediência a Deus, confor- me você já fez antes, considere como você pode utilizar a Palavra de Deus para ajudá-lo a ser mais obediente. Certamente, sua boa vontade para ser humilde e a percepção de que precisa de ajuda é o primeiro passo para isso. Mas para apropriar-se, de fato, daquilo que Deus colocou à sua disposição, você deve ter mais intimidade com o próprio Deus. Deixe que Ele lhe mostre como usar o que Ele tem lhe dado à medida que você tem comunhão com Ele pela oração e pelo estudo de Sua Palavra.
2. Aprendemos que Deus geralmente usa o sofrimento na vida dos crentes para o seu bem supremo. Reflita sobre como Deus
24 Deus - Face a Face com Sua Majestade
tem utilizado o sofrimento em sua própria vida. Qual tem sido sua resposta habitual a esse sofrimento? Você tem a tendência de me- nosprezar a Deus ou você é paciente, sabendo que Deus está agindo nas circunstâncias para o seu bem? Com um coração confiante, co- mece a cultivar uma atitude que anseia pelo bem que Deus fará a você através do sofrimento. Reveja a seção deste capítulo acerca do sofrimento e anote as coisas que Deus realizará por meio de tudo o que você tiver que suportar. Esteja pronto para identificar o que Deus está fazendo em sua vida.
Foco na Oração
Agradeça a Deus por Sua devoção consistente e imutável para agir em sua vida para o seu benefício supremo. Agradeça-Lhe por todos os dias nos quais Ele o molda continuamente a fim de que você se torne cada vez mais semelhante a Cristo. Peça para que Ele o ajude a ser mais sensível à liderança dEle a cada dia.
Tarefa
Para a próxima semana, faça uma lista de acontecimentos, circunstâncias ou provações com as quais você se depara e sobre as quais você não tem controle algum. Consulte sua lista a cada dia para ver como esse acontecimento pode estar lhe moldando, seja física, mental ou espiritualmente. Certifique-se de honrar Deus à medida que você vir essas coisas cooperando para o seu bem.

CAPÍTULO 10 – DEUS, NOSSO PAI
Tema do Capítulo: Mais do que qualquer outro conceito so- bre Deus, Jesus enfatizou o papel de Deus como Seu Pai. E, assim como Jesus tem uma relação íntima com Deus Pai, todos os que fo- ram adotados na família dEle também o têm.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 25
Quebra-gelo
1. Descreva o seu relacionamento humano mais íntimo. Qual característica desse relacionamento não é própria de nenhum outro relacionamento seu?
2. De que maneiras você vê Deus como seu Pai Celestial? Que características de seu relacionamento com o seu pai terreno você encontra em seu relacionamento com Deus? Que aspectos são ex- clusivos do seu relacionamento com Deus?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Quem conhece a Deus melhor do que ninguém? Por quê?
2. Explique um caso evidente no qual as Escrituras conside- ram que Deus e Cristo são um.
3. Qual foi a alegria que motivou Cristo a suportar a cruz? Seja específico.
4. Qual é o significado da adoção do crente na família de
Deus?
5. O que acabou convencendo o filho pródigo de sua necessi- dade de retornar à casa de seu pai?
6. Que características de Deus você vê representadas pelo pai do filho pródigo?
7. De que forma o amor de Deus por nós não é menor do que o amor que Ele tem por Seu Filho?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. A presença do Espírito Santo em seu coração lhe permite se apresentar diante de Deus sem medo de punição. Isso o torna capaz de ter uma profunda comunhão com o Pai. Pense nas várias maneiras em que um pai cuida de seu filho (por exemplo, oferecendo orientações e demonstrando amor). Da mesma forma, Deus deseja demonstrar cuidado paternal por você. Você Lhe dá oportunidade
26 Deus - Face a Face com Sua Majestade
para fazer isso? Você compartilha com Ele as coisas mais profun- das de seu coração e mente? Você pede a Ele sabedoria e conforto em meio às provações? O que você pode fazer para tornar seu rela- cionamento com o Pai naquilo que ele deve ser? Comprometa-se a desenvolver um relacionamento mais profundo e significativo com seu Pai Celestial.
2. Reveja a Parábola do Filho Pródigo. Nessa parábola, o que você pode aprender sobre o arrependimento? Existe algo que poderia impedir que você se arrependesse de seu pecado? Como o seu Pai Celestial o recebe quando você se encontra com Ele com um coração arrependido? Lembre-se dessa parábola quando você for tentado a não tratar do seu pecado por temer a forma como Deus o tratará.
Foco na Oração
Leia o Salmo 139.23-24 e peça a Deus para revelar os pecados ocultos do seu coração. À medida que Ele responder sua oração, não tenha medo de ir a Ele e de se arrepender de tudo quanto Ele lhe re- velar. Peça para que Ele o ajude a fortalecer sua determinação contra os pecados aos quais você é mais suscetível.
Tarefa
Reveja os atributos destacados neste livro. Registre cada um deles e, ao lado de cada um, indique como você pode refletir melhor esse atributo para um mundo que o está observando.

CAPÍTULO 11 - A GLÓRIA DE NOSSO DEUS
Tema do Capítulo: A glória de Deus é simplesmente a soma de quem Ele é — a soma de Seus atributos e de Sua natu- reza divina.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 27
Quebra-gelo
1. Como crente, o que você pode fazer para glorificar a Deus? Quantas dessas coisas você faz de modo consistente?
2. Descreva uma testemunha ocular. Por que é provável que você acredite numa testemunha ocular?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Por que a manifestação visível de Deus a Adão e Eva foi apenas temporária?
2. Como Deus realizou o pedido de Moisés para ver a Sua glória?
3. O que aconteceu com o rosto de Moisés após ver a glória de Deus? Essa era uma condição permanente? Explique.
4. Por que Deus queria que os israelitas mantivessem o taber- náculo no centro de seu acampamento?
5. Explique o termo Icabode e o que ele significava para a na- ção de Israel.
6. Por que as pessoas não viam a glória de Deus à medida que Jesus andava nesta Terra? Por que Jesus deu a alguns de seus discí- pulos uma oportunidade para ver a Sua glória?
7. Onde a glória de Deus é demonstrada atualmente? Ex- plique.
8. Como Deus revelará Sua glória no futuro?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Os discípulos ficaram desanimados quando Cristo lhes falou sobre as exigências do discipulado (Mt 16.24-26). O mes- mo pode ser verdadeiro em nosso caso. Mas a promessa de Cristo, em Mateus 16.27, de voltar novamente, na glória de Seu Pai, ser- ve para encorajar tanto a nós como aos discípulos. Para começar a desenvolver uma melhor percepção acerca da volta de Cristo,
28 Deus - Face a Face com Sua Majestade
veja os seguintes versículos: Mateus 24.29-31, Filipenses 3.20-21, 1 Tessalonicenses 4.15-17, 1 João 3.2-3 e Apocalipse 1.9-20. Ano- te todas as suas observações a respeito de como será esse tempo. Medite nessas coisas e desenvolva uma imagem mental da glória vindoura. Escolha o versículo mais significativo para você e memori- ze-o para futuros momentos de desânimo.
2. Primeira aos Coríntios 10.31 afirma que tudo o que faze- mos na vida deve ser feito para a glória de Deus. O quanto daquilo que você faz é realmente definido por esse mandamento? Qual é a sua motivação habitual para aquilo que você faz? Comece a enxergar tudo o que você faz e cada decisão que você toma através do poten- cial que isso tem para glorificar a Deus.
Foco na Oração
Agradeça a Deus pela oportunidade que Ele lhe deu de glorifi- cá-Lo. Peça a Deus que lhe mostre algumas maneiras específicas em que você possa glorificá-Lo com suas ações. Agradeça-Lhe também pela glória que você experimentará quando estiver com Cristo no céu.
Tarefa
Como um lembrete constante de qual é seu dever para com Deus, memorize o Salmo 100, um salmo curto, que nos exorta a lou- var a Deus por tudo que Ele tem feito por nós.

CAPÍTULO 12 – A ADORAÇÃO AO NOSSO DEUS
Tema do Capítulo: A adoração a Deus e a Seu Filho Jesus Cristo é central na vida do cristão. O objetivo da salvação é produzir verdadeiros adoradores, e nós cumprimos esse papel quando adora- mos a Deus em espírito e em verdade.
Guia para Estudos Pessoais e em Grupo 29
Quebra-gelo
1. Quando você quer conhecer alguém melhor, o que você precisa fazer? Mais especificamente, o que essa pessoa precisa per- ceber em relação ao modo como você a considera? Como isso se aplica a Deus?
2. Em que tipos de ministério você está envolvido em sua igreja? Quanto tempo eles consomem? Quanto tempo você gasta em atividades de lazer — em coisas que, se você fosse realmente analisar, não têm valor espiritual?
Perguntas para Descoberta em Grupo
1. Defina a adoração cristã. 2. Quem é o objeto da nossa adoração? Explique. 3. Qual é a principal razão pela qual Deus redime as pessoas? 4. Como você pode começar a centralizar os seus pensa-
mentos em Deus? O que você deve fazer para cultivar esse tipo de pensamento?
5. Como a ação de Maria, de lavar os pés de Jesus com seu cabelo e com um perfume caro, simboliza a adoração?
6. Contraste a adoração com o ministério.
7. Como os sacerdotes da época de Malaquias desonravam a Deus por meio de suas práticas religiosas?
8. O que você deve fazer para se preparar para adorar a Deus?
Perguntas para Aplicação Pessoal
1. Para cultivar um coração mais adorador, comece separando uma parte do seu tempo de devocional diário para meditar sobre uma verdade que você descobriu na Palavra de Deus. Auxilie o pro- cesso observando outros versos que expandam essa verdade. Não se esqueça de levar em oração aquilo que você aprendeu, pedindo a Deus para lhe mostrar a melhor forma de aplicá-lo.
30 Deus - Face a Face com Sua Majestade
2. O tempo que você reservou para a adoração e o ministério se parece mais com o uso que Marta ou Maria fez do tempo? A ten- dência da maioria de nós é errar para o lado de Marta. Separe um momento para analisar quanto tempo você gasta no ministério. Ele está em equilíbrio com o tempo que você gasta em comunhão ínti- ma com Deus? Quais são os possíveis perigos de se sobrecarregar sozinho no ministério? O que pode acontecer se você estiver fora de equilíbrio em relação ao extremo oposto? Certifique-se, à medida que você ministra, de que você está ministrando como resultado da liderança de Deus levando-o a exercer os seus dons com base no seu tempo pessoal com Ele e no estudo de Sua Palavra.
Foco na Oração
A única maneira de podermos adorar a Deus verdadeiramente é tendo certeza de que nossas motivações estão corretas e que não há pecado não confessado em nossa vida. Curve-se diante de Deus agora mesmo e peça-Lhe que revele as verdadeiras motivações do seu coração. Se você tiver motivações erradas e se houver algum pecado ao qual você esteja apegado, confesse-os a Deus neste momento. Peça a Deus para ajudá-lo a estar sinceramente arrependido dessas coisas, o que significa estar disposto a nunca fazê-las novamente.
Tarefa
O objetivo deste livro tem sido levá-lo para mais perto de Deus, de modo que sua adoração a Ele seja verdadeira e correta, por todas as razões corretas. Faça uma cópia da lista dos quatro pontos que você deve checar no final deste capítulo. Mantenha-a em sua Bíblia. Antes de gastar tempo com Deus, reveja essa lista até que a sinceridade, a fidelidade, a humildade e a pureza se tornem as moti- vações automáticas de seu coração.
A Editora Fiel tem como propósito servir a Deus através do serviço ao povo de Deus, a igreja.
Em nosso site, na internet, disponibilizamos centenas de recursos gratuitos, como vídeos de pregações e conferências, artigos, e-books, livros em áudio, blog e muito mais.
Oferecemos ao nosso leitor materiais que, cremos, serão de grande proveito para sua edificação, instrução e crescimento espiritual.
Assine também nosso informativo e faça parte da comunidade Fiel. Através do informativo, você terá acesso a vários materiais gratuitos e promoções especiais exclusivos para quem faz parte de nossa comunidade.
Visite nosso website
www.editorafiel.com.br
e faça parte da comunidade Fiel
Editora Fiel

FOnte: Voltemos ao Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!