segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Excelência? Ou seria perfeccionismo?

                                       Dicionário Priberan:

Excelência
1. Grau elevado de perfeição, de bondade; superioridade.


2. Tratamento que se deve a pessoas nobres ou ilustres, e que, em geral, mas abusivamente, se dá a todas as pessoas que parecem decentes.

por excelência: no mais alto grau, com primazia sobre todos.


Perfeccionismo:

Tendência, patológica, em procurar exageradamente a perfeição.




A definição de excelência e perfeccionismo é muito diferente, vemos que perfeccionismo é um desvio na personalidade, uma doença da alma, no entanto isso tem sido confundido dentro de nossas igrejas.



Segue:

O perfeccionismo e o legalismo andam de mãos dadas. Isso significa que o "certo" sempre estará acima de tudo, até mesmo do amor. Quando escrevo "certo", estou falando da lei, ou doutrinas e visões. Ou seja, a visão ou doutrina é mais importante do que o amor a vida, e consequentemente a instituição é mais importante do a vida, ainda que isso de forma alguma seja declarado, mas esta oculto até mesmo muitas vezes ao próprio líder perfeccionista.

O legalismo / perfeccionismo libera um fascínio demoníaco que se manifesta com a manipulação, dominação e intimidação, que roubam nossa sensibilidade e bom senso em relação ao Evangelho. Começamos a impor sobre as pessoas que elas façam coisas, as quais, deveriam nascer espontâneamente pelo relacionamento.

No ministério a pessoa legalista / perfeccionista se irrita por questões insignificantes e amorais, fazendo com que a igreja se distraia do seu real propósito, e assim por diante.

Qual o fruto do legalismo? Morte. Produzir fruto é uma questão de relacionamento e não de esforço. O legalismo destroi relacionamentos e a unidade do corpo.

Muitas igrejas bem intencionadas impõem práticas legalistas aos seus membros. Por incrível que pareça, as igrejas que tem as regras mais rígidas, muitas vezes, são as que também têm maior dificuldade para tratar os pecados das pessoas.

O legalismo e o perfeccionismo impõem um alvo incorrespondível de exigências, resultando em culpa e condenação. Todo sistema legalista cria uma atmosfera de ameaça e imposição que destrói a auto-estima e incentiva o medo e a auto-condenação, aprisionando muita gente em um falso padrão de espiritualidade.

O que torna o perfeccionismo uma patologia da alma extremamente grave é que apesar da pessoa estar tendo um comportamento exagerado e reprovável, ela está sendo sincera e leal a si mesma, o que explica o alto grau de dificuldade de lidar com esse tipo de distorção em nível pessoal ou coletivo. despercebidamente, a pessoa migra doo Evangelho de Jesus para o seu próprio evangelho, idolatrando seu sistema de regras.
O perfeccionista usa, puramente, sua sistemática, e não a graça, como ferramenta que deve causar a transformação necessária nas pessoas. Ao invés de confiar na unção que flui pelo exemplo, investindo nos relacionamentos e na unidade, ele prefere uma ostensiva imposição. A oração é substituída por secas cobranças. Age com violência, "forçando a barra" ao invés de confiar no agir de Deus. Dessa forma, contrai um estilo de vida espinhoso e ferino, no qual os conflitos de relacionamento serão predominantes. Inculcam uma visão torcida do caráter de Deus, O qual, passa a ser visto como uma pessoa rígida e de temperamento intransigente. É fundamental conhecermos o caráter de Deus antes de estabelecermos alvos de perfeição.

Normalmente assimilamos a perfeição com justiça exata, e não com o fruto do Espírito, que é o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio. A Bíblia assegura: " Contra essas coisas não há lei". Esses atributos constituem a essência da personalidade do Espírito que inspirou a lei. Ou seja, este é o caráter do autor da lei.
Basicamente, o perfeccionismo é uma distorção causada por falhas no exercício da autoridade.

Normalmente o perfeccionista também é autoritário, ou seja, a pessoa nunca está errada, nunca pede perdão, explora os outros, desrespeita, etc. Tudo isso, em nome do poder que a posição lhe confere. Isso abre feridas profundas na vida das pessoas. É o líder que, inflexivelmente, exige além da capacidade das pessoas, imputando sofrimento por meio de cobranças injustas, humilhações e ameaças manipuladoras. Esse é o tipo de liderança que estressa os liderados.

A grande hipocrisia esta em exigir dos outros algo que ele mesmo nunca se dispôs a cumprir. Esse modelo de liderança, normalmente, desgasta-se rapidamente, transformando a credibilidade desses líderes em resistência e aversão.

Fique atento para não cair nessa cilada: muitos acabam partindo para o perfeccionismo com o objetivo de conquistar uma posição pela qual poderão agir com outros tal como agiram com ela.

O líder se torna extremamente crítico, apresentando uma postura dominantemente recriminatória. São pessoas subtraídas da capacidade de elogiar e incentivar. Até mesmo, nas raras vezes em que consegue elogiar o subordinado, fica uma "deixa" de que poderia ser melhor. Tudo que a pessoa se esforça por fazer, nunca está suficientemente bom perante os olhos desse líder crítico. Isso porque o perfeccionismo impõem um padrão inatingível de aceitação. Quanto mais a pessoa tenta atingir a perfeição, com o intuito de se auto-afirmar, manipulando a afirmação alheia, mais ela se frustra. Essa insatisfação crônica é sempre vomitada por meio de alguma forma de crítica ou ingratidão.

O estilo de liderança tem a tônica nas cobranças, o que não irá produzir bons resultados, como muitas vezes, acham que iriam. A receita básica do discipulado é ensino adicionado com incentivo. Obviamente, haverá situações de prestação de contas e confronto, mas essa não deve ser a tônica. A Bíblia ensina que o amor cobre e não "cobra" multidão de pecados.

Atenção líderes: a filosofia do capitalismo selvagem é a de que as pessoas são medidas pelos resultados e o lucro é conquistado a preço de exploração. A filosofia de Cristo nos ensina a avaliar os outros pelo fruto, esse fruto é o fruto do Espírito, descrito em Gálatas 5 (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio) e não resultados como muitos tem confundido.



Características do perfeccionista:

1) Não suporta ser corrigido. Acha-se certo em tudo;
2) Não sabe aceitar ajuda de outros ou tem expressiva dificuldade em aceitá-la. Não confia que os outros tenham a mesma capacidade e destreza que ele. É centralizador;
3) Sentimento contínuo de insatisfação e frustração que pode passar desapercebido por seus olhos. Está sempre enfatizando defeitos irrelevantes, coando mosquitos e engolindo camelos. Por idealizar um padrão de perfeição impossível, está sempre em conflito consigo mesmo e com as pessoas.
4) Sempre se precipita, corrigindo as pessoas de maneira indevida;
5) Está condicionado a se auto-afirmar. É vanglorioso, porém sutil. Sempre que consegue se destacar, faz questão de impor a sua superioridade, comparando-se com outros;
6) É extremamente detalhista consigo mesmo e com os outros. Pode ser extremamente falante. Chega ser chato.
7) É extremamente metódico;
8) É extremamente observador e destrutivamente crítico. Vive desconfiado, vigiando as pessoas;
9) É discretamente orgulhoso. Não compartilha suas falhas. É um péssimo perdedor;
10) É guiado pelos seus traumas e feridas que sempre impediu de serem tratados. Está acostumado a agir e a lutar por si mesmo. Está engessado pelo sistema de regras de onde vem sua "segurança". Não vive na dependência de Deus, ainda que aparente que sim;
11) É invejoso. Não consegue se alegrar com o sucesso alheio;
12) Para o perfeccionista o amor não é incondicional, antes precisa ser merecido.


A vida de quem anda com um perfeccionista é um pesadelo!  Para ele próprio a sua vida é uma verdadeira tortura diária. O perfeccionista precisa de cura...


Observação: Parte da Publicação foi copiada do Livro: Cura e edificação do Líder
Marcos de Souza Borges / Coty
Editora Jocum


Assista esse vídeo: "Tira a mácara, Deus ama quem você é!"





Assista em Tela Cheia: YouTube


Envie esse publicacão para os seus contatos e abençoe a muitos.
Use os botões abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!