quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gn2 - Conhecendo a essência de Deus através da Sua Palavra - Gn2

1) Deus tem prazer em agradar seus filhos. Podemos entender também que Deus tem prazer em agradar aqueles que são menores. Vivemos em uma sociedade em que tudo é feito acobertado por um interesse, e que ninguém faz nada de graça ou para alguém que não tenha nada para lhe retribuir. No entanto Jesus estabeleceu o dar sem esperar nada em troca. A alegria estava em oferecer algo de especial para Adão e Eva. Gn 2.9   Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

2) Deus delega. Só delega quem confia. Deus confia no homem, acredita nele. Muita gente confunde quando a bíblia fala em Jeremias sobre não confiar no homem ( Jr17.5   Assim diz o
SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!). A maldição relatada em Jeremias faz referência a uma troca, quando o homem coloca outros homens ou ele próprio acima, ou independente de Deus. Deus queria que muito mais do que em si mesmo, na sua astucia e inteligência, ou nos seus exércitos, o homem colocasse a sua confiança em Deus. Mas isso não quer dizer que não devemos mais acreditar em homens, ou simplesmente desacreditar da humanidade... Quando Cristo foi para cruz o seu ato dizia: "Eu acredito no ser humano, eu acredito no homem." Muitos tem seu coração fechado para relacionamentos, sociedades e ministério, porque resolveram não acreditar mais nos homens...  Volte a acreditar! Vale a pena. Alguns vão te decepcionar, mas muitos vão alegrar o teu coração. Muitas pessoas só precisam de alguém que acredite nelas, pois elas mesmas se sentem desacreditadas. Deus acredita em você! Essa confiança esta no caráter de Deus,  é inabalável e incondicional. Deus sempre vai ter uma nova oportunidade para quem quiser. Gn 2.15   Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. (2 Timóteo 2.13   se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo)
3) A comunhão faz parte da essência de Deus. E Ele quer a comunhão entre seus filhos. Comunhão não significa concordar com tudo, significa que apesar de discordar de algumas ou várias coisas, a sede de andar próximos é maior do que as diferenças. Gn2.18   Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
4) O que Deus delegou, Deus não pega de volta. Quando Deus delega é para ser feito do jeito de quem foi delegado. Deus não queria máquinas. Nós líderes muitas vezes queremos máquinas, queremos delegar para aqueles que vão fazer do nosso jeito, veja que os pais não aceitam a criatividade dos seus filhos na infância na hora de pintar um desenho, eles querem que os filhos pintem do jeito que eles acreditam que é certo. Nós trazemos isso para nossa liderança, não queremos ser lideres queremos gerar cópias nossas, Deus nunca foi assim. Deus deu liberdade total para Adão. Gn 2.19   Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
5) A base de todo relacionamento de Deus esta na transparência. Ou seja, na verdade, na pura verdade. Hoje isso virou loucura... As pessoas tem as verdades e aquilo que elas não falam. Alguns chegam a dizer que muitos não tem maturidade para ouvir determinadas coisas... Por que? A verdade pode matar alguém? Cristo era chamado de caminho, verdade e vida. Então como a verdade pode matar alguém se ela também é a vida? Ou é outra coisa? Transparência e verdade, zelemos por isso, porque esta na essência de Deus. Cuidado para não usar a palavra imaturidade com a justificativa de manter as pessoas na ignorância daquilo que elas tem o direito de saber e escolher. Se fosse assim, Deus nunca mostraria para Adão a árvore do conhecimento do bem e do mau. Aqueles que ocultam a verdade com argumentos de proteção, na verdade estão manipulando e mantendo presos aqueles que deveriam ser livres, apesar de muitas vezes fazerem isso com boa intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!