terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que será do evangelho no Brasil amanhã?

A palavra história é de origem grega. Vem de histor: "Aquele que sabe, que conhece, conhecedor da lei, juiz"

Conhecer a história é fundamental para nós cristãos, e ignorar o que "aconteceu antes de termos nascido equivale a ser sempre criança". Não podemos nos portar infantilmente, e refazer os erros do passado.

"Só conseguiremos trafegar com segurança, se os nossos retrovisores não estiverem quebrados. Doutra forma atropelaremos o futuro por não perceber que o presente é uma estrada de mão dupla; e, que os semáforos desta via tão irregular, nem sempre funcionam. Quando funcionam, o verde passa para vermelho sem nenhuma contemplação. Mas quem aprende com a História Sagrada; e, com a História Universal, faz-se discípulo (ambas são regidas pelo Altíssimo) sabe avançar e parar. Quando necessário espera. Isto é aprender História: estar com os olhos no futuro, com o espírito no pretérito, e com o coração sempre presente" (Dicionário Teológico).



Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso:


Oséias

4.6   O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


Precisamos estudar, conhecer, difundir e levar em consideração a História para seguirmos na edificação do Reino de Deus.

Quero ressaltar uma História próxima, algo que ainda vem acontecendo, mas que em relação a nós Brasileiros, já esta um pouco mais "adiantada": O Evangelho nos Estados Unidos da América.

Como tudo que faz parte da cultura ocidental, a forma de entender, se relacionar e pregar o evangelho no Brasil tem como maior influenciador os Estados Unidos. O que se prega lá, se copia aqui. No entanto não temos levado em consideração a decadência do evangelho naquele país, pois o mesmo "evangelho" que cresceu lá, e esta "matando" o Corpo, é o que tem tido crescimento no Brasil. Não é difícil constatar que o mesmo acontecerá aqui

Leia esse artigo abaixo:


EUA - Um país mais ateu e menos Cristão...

Os EUA são, por fama e direito, reconhecidos como o país mais religioso do ocidente desenvolvido. Até isso, no entanto, pode mudar. O Trinity College de Connecticut, uma das mais tradicionais instituições católicas do país, realizou sua terceira pesquisa a respeito do perfil da fé norte-americana.
Descobriu um país mais laico e menos cristão.
Em 1990, 8,2% dos entrevistados se identificavam como ’sem religião’. O número em 2001 era 14,2%. Agora é de 15%.


O percentual de cristãos na população caiu 10%.
Os católicos, que estavam em sua maioria no nordeste, hoje se concentram no sudoestes. São menos descendentes de irlandeses, italianos e poloneses e mais latino-americanos. Há mais católicos na Califórnia, agora, do que na Nova Inglaterra – uma brutal mudança demográfica. (Escândalos de pedofilia concentrados em Boston ajudam.)
Dentre os cristãos, as denominações tradicionais do protestantismo estão perdendo espaço para as igrejas modernas, os evangélicos genéricos. Em 1990, 200.000 se identificavam como ‘cristãos que não seguem nenhuma denominação’. Passaram a 2,5 milhões em 2001. São 8 milhões, hoje. Eram 5% da população, são 11,8%.
A proporção de muçulmanos aumentou: 0,3% em 90, 0,6% agora. A de judeus, diminuiu – de 2,7% passou a 1,2%.
(www.pedrodoria.com.br)


O que temos importado dos Estados Unidos? Que tipo de evangelho? Qual pregação? 
A Teologia da Prosperidade.

Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso:

Mateus

19.23   Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

Mas os crentes do Brasil, QUEREM e tem sido ESTIMULADOS a serem RICOS...

Mateus

6.19   Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
6.20   mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
6.21   porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

No entanto vamos para "igreja" para entregar aquela oferta que vai "liberar" o nosso carro novo...

Mateus

6.24   Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
6.25   Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
6.26   Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
6.27   Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
6.28   E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
6.29   Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
6.30   Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
6.31   Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
6.32   Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
6.33   buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.



Temos servido a quem afinal?
Não falo de voto de pobreza, falo de foco.
O foco da crescente onda cristã, traz os seguintes questionamentos:

1) Onde está a minha honra?
2) Onde está a minha porta aberta?
3) Onde está o meu milagre?

Somos um povo que se sente superior aos demais (Provérbios16.18   A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda), que acredita que Deus lhes deve algo e que não aprendeu a se satisfazer em ser filho.

Podemos mudar a História, o destino, o "final".

Esta nas nossas mãos. Podemos começar agora a construir um novo amanhã!



Leia, estude e divulgue a verdade que é a palavra de Deus!


Leia também: Brasil = 4 milhões de Crentes sem Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!