quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A arte de repreender

"Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo que recebe por filho" (Hb 12:5-6)

A correção é uma das principais facetas da paternidade.

O que deve estar em foco em uma repreensão, não é a repreensão em si, mas o desejo e o esforço de livrar a pessoa das amarras do pecado.

"Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hb 3:13)

O propósito maior da repreensão é promover reconciliação, e não levantar ou fortalecer as barreiras, piorando ainda mais o que já estava ruim. A palavra mais importante na ministração de uma repreensão é "reconciliação". Esse tem que ser o foco, o coração e a motivação do repressor!

"Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação" (II Co 5:19)

Quando uma repreensão é temperada pelo respeito e pela motivação genuína de promover reconciliação, isso viabiliza uma postura sábia e construtiva.

Partes foram copiadas de:
Cura e Edificação do Líder
Marcos de Souza Borges - Coty
Editora Jocum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!