sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Diferença - Pão Diário (Devocional)

Diferença


 119.24   Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.

Gosto muito de ler e às vezes penso que sou como traça: "livro bom, eu devoro". Brincadeiras à parte, considero a leitura uma bênção divina. Os israelitas transmitiam sua história oralmente; hoje ela pode ser lida por constar na Bíblia, a Palavra de Deus. O conhecimento desta é um privilégio, porque dali podemos extrair princípios práticos para o que for necessário em nossa vida – sejam angústias, fardos, abandonos, salvação. Como devoradora de livros, gosto muito de passar horas naquelas enormes livrarias que existem nos grandes shoppings. Foi num desses passeios que reparei na grande quantidade de livros de auto -ajuda. Numa das livrarias, contei nove prateleiras com quatro divisões cada, abarrotadas desse tipo de livro. Confesso que levei um susto. Sabia que eles existiam, mas não em tão grande quantidade. Havia livros com capas de todas as cores,
algumas lindas e outras assustadoras. Como alguém pode comprar ou vender esse tipo de leitura? Folhear um desses livros é aterrorizante – não há outra palavra para isso. Há soluções para tudo e para todos. Basta comprar e ler, e era isso que as pessoas faziam. Olhei -as com compaixão, assim como Jesus olhou para a multidão em Marcos 6.34. Que diferença do povo hebreu lendo o livro da Lei pela voz de Esdras, emocionando -se, sabendo que ali estava Deus falando com eles. Que diferença é poder ler a Bíblia, por meio da qual conhecemos o caminho, a verdade e a vida, Jesus (Jo 14.6). Ele proporciona vida plena (Jo 10.10) e dá descanso aos cansados e sobrecarregados (Mt 11.28). Ela é o melhor livro de ajuda, pois contém os princípios para uma vida feliz de verdade. Lendo -a, amadurecemos na fé, e praticando seus ensinos agradamos a Deus. Se você lê a Bíblia, não precisa apelar para livros de auto -ajuda. 


                                                                                      Fonte: AP - Rádio Trans Mundial  - Pão Diário

Conheça e siga o melhor livro de todos – a Bíblia!






Neemias

8.1   Já no sétimo mês, todo o povo de Israel estava morando nas suas cidades. No dia primeiro desse mês, todos se reuniram em Jerusalém, na praça em frente ao Portão das Águas. Então pediram a Esdras, o sacerdote e mestre da Lei, que trouxesse o Livro da Lei que o SENHOR Deus tinha dado ao povo de Israel por meio de Moisés.
8.2   Esdras levou o livro para o lugar onde o povo estava reunido: os homens, as mulheres e as crianças que já tinham idade para entender.
8.3   E ali, na praça em frente ao portão, Esdras leu a Lei para o povo, desde o nascer do sol até o meio-dia. E todos ouviram com atenção.
8.4   Esdras estava de pé num estrado de madeira que havia sido feito para aquela ocasião. À direita de Esdras estavam de pé os seguintes homens: Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias. E de pé à sua esquerda estavam: Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulã.
8.5   Esdras ficou ali no estrado acima do povo, e todos olhavam para ele. Quando abriu o livro, todos se levantaram,
8.6   e Esdras disse: — Louvem o SENHOR, o grande Deus! Todo o povo levantou os braços e respondeu: — Amém! Amém! Aí se ajoelharam e, com o rosto encostado na terra, adoraram a Deus, o SENHOR.
8.7   Depois se levantaram e ficaram nos seus lugares. Então os levitas explicaram a Lei para o povo. Os levitas eram: Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías.
8.8   Eles iam lendo o Livro da Lei e traduzindo; e davam explicações para que o povo entendesse o que era lido.
8.9   Quando ouviram a leitura da Lei, eles ficaram tão comovidos, que começaram a chorar. Então Neemias, o governador, e Esdras, o sacerdote e mestre da Lei, e os levitas que estavam ali explicando a Lei disseram a todo o povo: — Este dia é sagrado para o SENHOR, nosso Deus, e por isso vocês não devem se lamentar nem chorar.
8.10   Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes.
8.11   Os levitas foram pelo meio do povo, acalmando-os e dizendo que não ficassem tristes num dia tão santo.
8.12   Então todos foram para casa, e comeram, e beberam alegremente. E o que eles tinham repartiram com os outros porque entenderam o que havia sido lido para eles.
8.13   No dia seguinte, os chefes dos grupos de famílias e os sacerdotes e os levitas foram aonde Esdras estava, a fim de estudarem com ele os ensinamentos da Lei.
8.14   E acharam escrito nela que o SENHOR Deus havia mandado por meio de Moisés que o povo de Israel morasse em cabanas durante a Festa das Barracas.
8.15   Então, em toda a cidade de Jerusalém e em todas as outras cidades e povoados, mandaram avisar o seguinte: — Saiam para os morros e tragam galhos de pinheiros, oliveiras, murtas, palmeiras e outras árvores, para fazer cabanas, conforme está escrito na Lei.
8.16   Então todo o povo saiu e trouxe galhos de árvores. Em seguida eles construíram cabanas no terraço das suas casas, nos seus quintais, nos pátios do Templo, na praça do Portão das Águas e na praça do Portão de Efraim.
8.17   Todos os que haviam voltado do cativeiro construíram cabanas e moraram nelas. Desde o tempo de Josué, filho de Num, esta era a primeira vez que faziam isso, e todos estavam muito alegres.
8.18   Todos os dias, desde o primeiro até o último dia da festa, foi lida uma parte da Lei de Deus. Eles festejaram durante sete dias, e no oitavo dia houve uma reunião solene para terminar a festa, como mandava a Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!