domingo, 9 de junho de 2013

CUIDADO COM O EVANGELHO: EFEITOS que pode causar na SUA VIDA (Devocinal)

O primeiro efeito, e o mais geral, consiste em desenvolver o sentimento de retorno à Deus naquele que, mesmo não sendo ateu ou materialista (1), é indiferente às questões espirituais. Daí lhe advém o desprezo pela morte. Não o desejo de morrer, longe disso, pois o cristão defenderá sua vida como qualquer outro, mas uma indiferença que o leva a aceitar, sem queixa, nem pesar, uma morte inevitável, uma coisa mais de alegrar do que de temer, pela certeza do que lhe sobrevirá.

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Filipenses 1:21

Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Oséias 6:1

Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
Lamentações 3:40



O segundo efeito, quase tão geral quanto o primeiro, é a resignação nas vicissitudes / eventualidades da vida. O EVANGELHO dá a ver as coisas de tão alto, faz a vida terrena perder três quartas partes de sua importância, que o homem não se aflige tanto com as tribulações que o acompanham. Daí, mais coragem nas aflições, mais moderação nos desejos; daí, também, a aversão à idéia de abreviar a vida. A certeza de um futuro (a eternidade), que depende de nós tornar venturoso.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
João 18:36

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Mateus 5:4

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:11-12


O terceiro efeito é o de estimular no homem a indulgência (2) para com os defeitos alheios. Cumpre, porém, ressaltar que o principio egoísta e tudo que dele decorre são o que há de mais tenaz no homem e, por conseguinte o mais difícil de extirpar. Muitas pessoas fazem sacrifícios com muito gosto, contanto que nada custem e de nada se privem. O dinheiro ainda exerce, sobre a maioria dos homens, uma atração irresistível e bem poucos compreendem a palavra supérfluo, quando se trata de suas pessoas. Por isso mesmo a abnegação (3) da personalidade (de si mesmo e de seus interesses) é o sinal mais eminente de aperfeiçoamento.

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Mateus 18:21-22

E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
Lucas 6:41-42

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Mateus 6:12





Dicionário
1. Materialista: Pertencente ou adepto do sistema materialista ou materialismo: Sistema dos que, no Universo, apenas admitem matéria, sem nada de espiritual.

2. Indulgência: Perdão de uma falta

3. Abnegação: Renúncia espontânea do interesse, da vontade, da conveniência própria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!