quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Infância e Paternidade - Romanos 8:29 e Mateus 5:48 (DEVOCIONAL)

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48

Todos nascemos com o objetivo de sermos aperfeiçoados, de nos assemelharmos ao Filho, Jesus Cristo. Durante a infância, o ser humano esta mais acessível às impressões que recebe, o que pode auxiliar no seu crescimento espiritual, na formação de um bom caráter moral, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.

A infância ainda traz um estímulo ao interesse da mãe em relação ao novo futuro homem ou mulher que nasceu. O choro como primeira manifestação da vida aponta a necessidade de cuidados, de zelo, de proteção.

Não sabemos o que as crianças serão quando adultas, contudo, as amamos e cuidamos, e damos carinho, como se fossem parcelas de nós mesmos, de tal forma que o amor que uma mãe dedica a seus filhos é considerado o maior amor que um ser possa ter por outro ser. 

De onde vem essa doce afeição, essa terna benevolência que mesmo os estranhos sentem por uma criança? Da inocência manifesta. Mesmo uma criança que traz problemas de comportamento, suas "faltas" são encobertas pela inconsciência de seus atos. É essa inocência que nos atrai, e é essa inocência que nos coloca em posição de protetores e que gera em nós tamanha afeição pelas crianças.

Mas a infância é também de grande importância para os pais, cujo amor é necessário à fragilidade infantil. Por causa da inocência manifesta, os pais lhes dedicam toda afeição e os cercam dos mais delicados cuidados. Quando o ser se torna adulto, e não carece mais dos cuidados de antes, a inocência infantil que amadurece, o caráter do novo homem ou mulher que se manifesta, e fica exposto, independente dele ser bom ou não, amável ou duro, companheiro ou rebelde, esse caráter sempre estará "colorido" com as experiências da primeira infância. E é muito comum que os pais experimentem em todo esse processo, o amor incondicional que Deus tem por nós e que Ele deseja que tenhamos por todos, não somente por nossos filhos. Então a paternidade e maternidade se tornam também escolas para o nosso aperfeiçoamento sendo nós, pais, avós, tios, tutores, etc.

Os caminhos de Deus são sempre os melhores e, quando se tem o coração puro, todo entendido é simplificado e traz paz.

Não nos esqueçamos pais, o objetivo da vida dos nossos filhos, o grande alvo, é o aperfeiçoamento, e a fragilidade dos primeiros anos , com toda sua brandura, torna as crianças acessíveis aos conselhos da experiência dos que devam fazê-las caminhar para o aperfeiçoamento. É quando podemos agir sobre o seu caráter e reprimir maus pendores. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual teremos que responder diante de Deus.

Paternidade e infância, uma benção e a manifestação da perfeição dos propósitos e caminhos de Deus, onde em tudo em em todos os momentos manifesta o seu grande amor por nós.

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Deus abençoe!