sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mudando de igreja... Já pensou em mudar de Igreja?

   Até certo ponto, é normal pessoas mudarem de igreja. Algumas mudanças podem ser positivas e estratégicas no cumprimento da vontade de Deus e outras, negativas e, até mesmo,trágicas. Tanto a insatisfação irresponsável do membro, como o controle possessivo do líder são elementos emergentes que podem se precipitar, comprometendo seriamente a obra de Deus.

Receber uma pessoa que saiu mal da sua ex-igreja:
    Se a pessoa saiu de um ministério com situações espirituais pendentes, provavelmente, será apenas uma questão de tempo para que o mesmo problema se repita. É aqui que muitos líderes se equivocam, pensando que estão ganhando, mas, no futuro, podem pagar um preço muito alto pela imprudência cometida.
   O que esses líderes supostamente ignoram é que essas pessoas são como uma bomba-relógio ambulante, que, a qualquer momento, poderá explodir nas suas mãos, causando muitos danos.
   É um erro receber essas pessoas sem ajudá-las a fecharem essas brechas. Enquanto essas pessoas
não redimirem essas situações, continuarão vulneráveis, sofrendo novas decepções e decepcionando muita gente, principalmente os próprios líderes, que as receberam tão avidamente.
   A melhor coisa é intermediar a situação com o ex-líder da pessoa. Isso envolve lidar com feridas profundas das pessoas. Lidar com situações assim é como desarmar uma bomba. Envolve um grande risco.

Precipitar e sair fora do tempo:

   Problemas não justificam a saída de uma pessoa de um ministério. Provavelmente, quanto mais pessoas frequentam uma igreja, mais problemas essa igreja contrai. Permanecer em uma igreja envolve muitas provas que são fundamentais para o nosso crescimento pessoal e ministerial. Sem esse discernimento, muita coisa pode ser retardada e abortada em nossas vidas.
   Precisamos discernir com muito cuidado qual é a liderança que Deus tem para estarmos sujeitos, e, caso seja necessário uma mudança devemos sabiamente fazê-lo, com ética e no tempo de Deus.

Retardar e não sair, por medo e "autocondenação

   Esse é o problema do legalismo que enfeitiça as pessoas pelo medo e culpa. O legalismo distorce os valores e anula o discernimento espiritual. Líderes que ameaçam as pessoas com maldições no caso delas deixarem a igreja, transformam-na em um presídio espiritual.
   A condenação pode ser a mais poderosa estratégia de feitiçaria. Mesmo quando a pessoa está certa nas suas convicções, ou está sendo injustiçada, ainda assim, ela se sente culpada. A culpa leva a pessoas a se anular. O seu tempo naquele ministério já esgotou e a pessoa não consegue sair, pois, está em uma prisão de "autocondenação".
    Muitas vezes, a pessoa por algum motivo justo ou injusto, simplesmente, é rotulada de rebelde. Ao invés de ajudar com sabedoria essas pessoas, alguns líderes as esmagam, usando covardemente sua posição de autoridade.
   Na verdade, todo líder que, frequentemente, precisa impor sua autoridade, demonstra que essa mesma é suspeita. O que define um líder é o fato dele ter seguidores voluntários. Não existe liderança sadia sem respeitar a liberdade alheia e inspirar a voluntariedade das pessoas. A imposição é a linha divisória entre a liderança e a tirania.
   Todo líder deve estar aberto para as pessoas se encaixarem no corpo de Cristo independentemente da denominação ou organização a que pertençam. O juramento "até que a morte nos separe" só pode ser aplicado ao casamento e não se ajusta ao compromisso com uma organização, seja ela qual for. Mesmo que um membro esteja saindo precipitadamente da igreja, o líder deve abençoar essa pessoa, respeitando sua decisão equivocada. Provavelmente, essa atitude semeará o retorno e a restauração dela no futuro.
   O que se constata é que essas pessoas, que acabam paralisadas pelas ameaças de um líder, desenvolvem uma consciência frágil r vulnerável `"autocondenação". Sentindo-se frustradas e defraudadas, mas, ao mesmo tempo, impedidas de agir com liberdade, vão desenvolvendo os mais profundos traumas, que depois de um desgaste cronico, manifestam-se através de profundas inseguranças, confusão, legalismo, colapsos mentais, depressão e até loucura.


Cura e Edificação do Líder, Marcos de Souza Borges / Coty, Editora Jocum

4 comentários:

  1. quero nascer de deus conhece-lo ser curada liberta mas nao sei porque a igreja que vou so me preenche com musicas mas falta ler mais a biblia sinto falta disso ,to errada e ler mais a biblia vai fazer diferença na hora da pregaçao me ajuda quero muito servir a deus mas penso diferente dos pastores em questao de nao precisarem ler tanto a biblia

    ResponderExcluir
  2. Minha atual igreja - depois de eu ter servido ativamente por 20 anos - não me oferece mais oportunidades de serviço e tenho estado "no banco" há dois anos, por assim dizer.
    Recebi uma excelente proposta ministerial vinda de outra igreja da mesma denominação. Eles são uma igreja menor e precisam do meu trabalho. Estou feliz com a possibilidade de ser útil novamente para o reino de Deus. É lícito mudar de igreja por este motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Gabriela. Deus nos fez livres. O desejo de servi-Lo manifesta a presença do Espírito em você.
      Vá em paz!

      Excluir
  3. Boa TARDE, vc teria um email, tenho algumas perguntas,mas não queria dizer aqui.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar.
Deus abençoe!