domingo, 21 de agosto de 2011

Conhecendo a essência de Deus (o Seu caráter, os seus princípios)

O objetivo da bíblia é o de conhecermos à Deus.
Corremos o risco de ler a bíblia e mergulharmos nas Histórias, e pequenos acontecimentos, ou até mesmo nas leis ou atos proféticos e nos esquecermos o grande objetivo dela, que é o de conhecermos ao Senhor.
O nosso desafio aqui é de lermos a bíblia como quem lê um diário com o objetivo de conhecer a pessoa que escreveu o diário, para isso terei que passar pelas histórias da vida dessa pessoa, mas o alvo continua sendo conhecer o escritor por detrás das letras, o seu caráter, seus princípios, sua essência.
Levaremos muito tempo para conhecer à Deus em profundidade, mas vai ser uma excelente "viagem" pelas páginas da Bíblia.
Você esta convidado para participar.
Faremos atualizações constantes nessa publicação, sempre mantendo o que já foi escrito para que no
final possamos ter um esboço do nosso Deus. Esse esboço é o referencial daquilo que devemos buscar ser.
Seja nosso seguidor do blog e participe comentando as publicações, coloque seu e-mail para receber automaticamente atualizações do blog e convide seus amigos.
Vamos usar a bíblia com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, mas se tiver outra não tem problema.



Conhecendo a essência de Deus através da Sua Palavra

Gênesis 1
1) Deus trabalha com processos. Não existe imediatismo. Algumas etapas não podem ser ultrapassadas ou puladas: Gn1:1-2  No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo...
Deus poderia ter feito toda a Terra com um estalo de dedos, mas Ele foi construindo um dia após o outro, parte a parte, detalhe por detalhe.
2) Interdepência, unidade, aliança: Gn1:2-3 ...o Espírito de Deus se movia por cima da água. Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir.
Deus poderia construir a Terra sozinho, afinal Ele é Deus. No entanto Ele contou com a participação do Espírito Santo e Também de Jesus que é o Verbo (João 1). Eles fazem parte da trindade, mas vejamos que Deus fez questão de deixar claro que as três pessoas da trindade participaram da criação. Interdepência não é dependência que é algo até mesmo doentio, ou indepêndencia, mas é a alegria de construir, de viver e fazer as coisas em conjunto, em unidade. O melhor entendimento para a palavra aliança é interdepência.
3) Deus usa a auto-analise, o auto avaliar-se: Gn1:10b:E Deus viu que o que havia feito era bom.
Nada esta de "graça" na Bíblia e aqui temos um ensinamento fantástico, o de aprendermos a avaliarmos tudo que fazemos. Aprendendo isso entraremos em um processo maravilhoso de crescimento como nunca antes em nossas vidas. Use os finais de dia para avaliar como tudo aconteceu, seus sentimentos, posturas, reações, etc.
4) Deus não é centralizador, mas delega:

1.26   Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 1.27   Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher1.28   e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

Deus respeita muito sua delegação, mais do que podemos imaginar porque isso é um principio para Ele. Mais na frente veremos isso com maiores detalhes.
5) Deus "corre" do ativismo: Gn2:2  No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito.
Ativismo é quando as tarefas, a rotina e as obrigações se tornam mais importantes do que as pessoas. Quando esfrio na fé porque deixei de me relacionar com Deus e passei a me relacionar com as tarefas. É quando mergulho em tantas coisa para fazer que não medito mais sobre a minha vida, não gasto mais tempo com as coisas simples e maravilhosas da vida, é quando as muitas tarefas me tornam insensível. Falaremos muitas outras vezes sobre o ativismo. O sétimo dia é o dia do descanso, é o dia de dar uma paradinha rever tudo, recobrar o ânimo, trazer o sentimento para minha rotina, avaliar as coisas, etc.

Em breve +++++++...

9 comentários:

  1. Interessante o estudo, irmãos. Vou acompanhar com afinco.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, espero ler mais

    ResponderExcluir
  3. “A ESSENCIA de DEUS”
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida

    ResponderExcluir
  4. Fico observando vocês crentes e me pergunto: Tantas outras pessoas excelentes vieram a esse mundo, fizeram coisas extraordinárias pela humanidade, viveram intensamente, foram felizes, amaram, trabalharam, construíram e deixaram boas idéias a serem seguidas e elas vão pro Inferno só porque não liam a Bíblia, não iam à Igreja e não gostavam de música evangélica?
    Não acham seu conceito de vida muito limitado? Aonde a Bíblia me responde isso?
    Meu email é Hemerson_1.8@hotmail.com
    Se alguém desse blog se sentir habilitado me dê uma resposta e não tente me enrolar porque conheço a Bíblia de Gênesis a Apocalipse tendo a lido inteira em um ano.
    Pessoalmente, eu prego O FIM DE TODAS AS RELIGIÕES e vocês estão com os dias contados sobre a Face da Terra.
    O livre pensamento e o espírito crítico hão de prevalecer, camaradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse Jesus, Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim. - Eu sou a porta, quem entrar por mim, entrará e sairá e achará pastagem - Vc leu a biblia toda e não achou jesus? ? ?, quando vc ler denovo, leia em espirito, pra vc achar Jesus - Ah.. as portas do inferno não pode parar a igreja de Cristo, ainda mais um comedor de feijão e arroz como vc, - JESUS TE AMA.

      Excluir
    2. Amigo, eu sei que Deus Existe porque tive uma esperiencia com ele em minha vida, forte e viva, sou muito empatico ao ver suas idéias, tenho muitas dúvidas, princicpalmente por que a biblia diz: "porque Deus amou o mundo de Tal maneira Que Deus Seu Filho Unigenito, para que todo que nele cre não pereça mas tenha a vida eterna", mas no velho testamento Deus destroi uma cidade por causa da iniquidade, em outro episódia ele manda avisar que vai destruir. O FATO é que a Biblia parece mostrar mais de um Tipo de Deus, Um amoroso, outro vingativo e outro Juiz.
      Ainda estou a procura da resposta o que é DEUS? por que sei que Ele existe, não procuro religião porque ele destroi e mata.

      Excluir
    3. A biblia é um livro tão antigo, com conceitos tão adversos, que é muito dificil de se lidar com ela, a religião é a pior coisa inventada pelo homem, pois mata e destroi (em todos os sentidos).
      Eu sei que Deus existe porque tive uma experiencia com Ele em minha vida e a sequencia dos fatos seria impossivel de acontecer.
      Ainda procuro saber a verdadeira essencia de Deus, o que é Deus na verdade.
      A Biblia desde o começo nos mostra um Deus Criativo, Juiz, Vingativo e Carrasco, e por fim amoroso.
      As vezes não consigo entender como que Deus destruiu duas cidades (Sodoma e Gomorra) por causa da iniquidade, e outra mandou avisar que iria destruir (Ninive)e por fim amou um mundo que hoje é infinitamente mas perniciosamente que outrora.
      Procure saber o que Deus quer de você, eu estou tentando achar meu caminho ache o seu, pois eu percebo que você está perdido no maranhado de seus pensamentos.

      Excluir
  5. muito bom gostei,mas e queria saber mais sobre "ativismo".OK! um abraço...

    ResponderExcluir
  6. OK! gostei muito dessa matéria,mas gostaria saber mais sobre "ativismo".

    ResponderExcluir

Obrigado por participar.
Deus abençoe!